Notícias
Calendário contábil e tributário: veja entregas e prazos previstos para essa semana
Contadores precisam ficar atentos às entregas da EFD Contribuições, EFD-Reinf e DIRB, além da ECF até 31 de julho
Nesta semana entramos na segunda quinzena de julho e com uma nova semana, novas obrigações entram no radar dos contadores.
Entre segunda-feira (14) e domingo (20), os contadores têm três entregas previstas: a EFD Contribuições, a EFD-Reinf e a DIRB, todas que já fazem parte da rotina do escritório.
A principal entrega de julho é a Escrituração Contábil Fiscal (ECF) que deve ser entregue até 31 de julho com informações do ano-calendário de 2024.
A ECF substituiu a DIPJ, faz parte do SPED e é uma obrigação acessória digital que deve ser transmitida anualmente à Receita Federal por pessoas jurídicas, com o objetivo de informar todas as operações que influenciam a base de cálculo e o valor do Imposto de Renda Pessoa Jurídica (IRPJ) e da Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL).
O envio da ECF permite que o Fisco cruze dados contábeis e fiscais com maior precisão e rapidez, fortalecendo o combate à sonegação e o monitoramento da conformidade tributária das empresas.
Mas enquanto o prazo da ECF não chega, confira os detalhes das obrigações previstas para os próximos dias.
Obrigações de pessoas jurídicas – Julho de 2025
| 
			 Data de Apresentação  | 
			
			 Declarações, Demonstrativos e Documentos  | 
			
			 Período de Apuração  | 
		
| 
			 14  | 
			
			 EFD-Contribuições – Escrituração Fiscal Digital das Contribuições incidentes sobre a Receita  | 
			
			 Maio/2025  | 
		
| 
			 15  | 
			
			 EFD-Reinf – Escrituração Fiscal Digital de Retenções e Outras Informações Fiscais  | 
			
			 Junho/2025  | 
		
| 
			 20  | 
			
			 Dirbi – Declaração de Incentivos, Renúncias, Benefícios e Imunidades de Natureza Tributária  | 
			
			 Maio/2025  | 
		
Links Úteis
Indicadores diários
| Compra | Venda | |
|---|---|---|
| Dólar Americano/Real Brasileiro | 5.3654 | 5.3684 | 
| Euro/Real Brasileiro | 6.16903 | 6.18429 | 
| Atualizado em: 03/11/2025 12:31 | ||
Indicadores de inflação
| 08/2025 | 09/2025 | 10/2025 | |
|---|---|---|---|
| IGP-DI | 0,20% | 0,36% | |
| IGP-M | 0,36% | 0,42% | -0,36% | 
| INCC-DI | 0,52% | 0,17% | |
| INPC (IBGE) | -0,21% | 0,52% | |
| IPC (FIPE) | 0,04% | 0,65% | |
| IPC (FGV) | -0,44% | 0,65% | |
| IPCA (IBGE) | -0,11% | 0,48% | |
| IPCA-E (IBGE) | -0,14% | 0,48% | |
| IVAR (FGV) | 0,28% | 0,30% |